A expressão popular "é preciso ver para crer" continua a ser muito utilizada nos dias de hoje.
Significado de ver para crer
Segundo o Dicionário de Expressões Correntes de Orlando Neves, o significado de "ver para crer" é «Só acreditar no que se vê ou está irrefutavelmente provado».
Significa que o facto é tão incrível, ou tão fora do comum, que não basta a palavra de alguém para nos convencer que ocorreu. Teremos mesmo que ver com os nossos próprios olhos acreditarmos que tal facto ocorreu.
Origem da expressão
A frase é atribuída a São Tomé, o apóstolo de Jesus Cristo. Uma expressão equivalente é mesmo "ver para crer como São Tomé".
Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.
A passagem da bíblia onde se comprova esta expressão é no Evangelho de São João, capítulo 20, versículos 25 a 29. A transcrição é a seguinte:
«Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor!" Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês!"
E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!"
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".»
Comentários
Enviar um comentário