Significado do provérbio português "De médico e louco todos temos um pouco"
O significado pode ser mais literal:
Quando alguém próximo adoece, é muito comum abundarem os palpites da mãe, da tia, da avó. Todos têm o seu diagnóstico e, por vezes, até a sua receita caseira para resolver o problema de saúde. Por outro lado, todo temos os nosso momentos de loucura. Até a pessoa mais calma e correta terá, na sua história de vida, alguns momentos menos felizes.
Mas o significado de "De médico e louco todos temos um pouco" também pode ser mais metafórico:
A profissão de médico é uma das profissões mais difíceis de atingir. As notas altíssimas necessárias para aceder ao curso de medicina, bem como a dificuldade do próprio curso, fazem com que só uma elite consiga ser um profissional da medicina. Além disso, a profissão de médico é uma das profissões mais nobres pois consiste em ajudar quem está em sofrimento. Consiste, muitas vezes, em salvar vidas.
O que o provérbio quer dizer é que, todos nós, temos duas facetas, dois lados. Somos capazes de fazer o melhor, as coisas mais impressionantes e admiráveis. Por outro lado, somos também capazes de cometer as maiores atrocidades imagináveis.
Um ser humano pode, nalgumas ocasiões, ser bom, piedoso, altruísta. No entanto, o mesmo ser humano, tem dentro dela a capacidade de matar, fazer sofrer, ou cometer loucuras inimagináveis.
Provérbio "De médico e louco todos temos um pouco" em inglês
Após alguma pesquisa encontrei esta expressão em inglês:
"Every man is a fool or his own physician at forty."
Não posso deixar de inserir aqui uma expressão que alguém terá inventado (tudo começa assim) mas que encaixa perfeitamente na tradução para inglês desta expressão:
"Of Jekyll and Hyde, everybody has a side." (faz referência à obra de Robert Louis Stevensen,
"Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde" ou "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde" (título em português)
Outros provérbios
Conheça o significado de outros provérbios.
Sabe este? "Mas quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!"
Comentários
Enviar um comentário