Avançar para o conteúdo principal

De médico e louco todos temos um pouco

Significado do provérbio português "De médico e louco todos temos um pouco"

O significado pode ser mais literal:

Quando alguém próximo adoece, é muito comum abundarem os palpites da mãe, da tia, da avó. Todos têm o seu diagnóstico e, por vezes, até a sua receita caseira para resolver o problema de saúde. Por outro lado, todo temos os nosso momentos de loucura. Até a pessoa mais calma e correta terá, na sua história de vida, alguns momentos menos felizes.

De médico e de louco todo mundo tem um pouco


Mas o significado de "De médico e louco todos temos um pouco" também pode ser mais metafórico:

A profissão de médico é uma das profissões mais difíceis de atingir. As notas altíssimas necessárias para aceder ao curso de medicina, bem como a dificuldade do próprio curso, fazem com que só uma elite consiga ser um profissional da medicina. Além disso, a profissão de médico é uma das profissões mais nobres pois consiste em ajudar quem está em sofrimento. Consiste, muitas vezes, em salvar vidas.

O que o provérbio quer dizer é que, todos nós, temos duas facetas, dois lados. Somos capazes de fazer o melhor, as coisas mais impressionantes e admiráveis. Por outro lado, somos também capazes de cometer as maiores atrocidades imagináveis.

Um ser humano pode, nalgumas ocasiões, ser bom, piedoso, altruísta. No entanto, o mesmo ser humano, tem dentro dela a capacidade de matar, fazer sofrer, ou cometer loucuras inimagináveis.


Provérbio "De médico e louco todos temos um pouco" em inglês

Após alguma pesquisa encontrei esta expressão em inglês:

"Every man is a fool or his own physician at forty."

Não posso deixar de inserir aqui uma expressão que alguém terá inventado (tudo começa assim) mas que encaixa perfeitamente na tradução para inglês desta expressão:

"Of Jekyll and Hyde, everybody has a side." (faz referência à obra de Robert Louis Stevensen, 

"Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde" ou "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde" (título em português)


Outros provérbios

Conheça o significado de outros provérbios.

Sabe este? "Mas quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A sorte protege os audazes

"A sorte protege os audazes" é uma expressão que tem origem no famoso provérbio latino " Fortis fortuna adiuvat ". A expressão pode aparecer com outras formas: "A fortuna favorece os bravos" "A sorte sorri aos audazes" "A sorte favorece os audazes" No entanto o significado é sempre o mesmo. Só quem tenta é que consegue. Por isso, só a audácia de tentar atingir algo é que nos permite lá chegar. E alguns chegam. Mas para lá chegarem tiveram de ser audazes. Origem de "A sorte protege os audazes" As duas das fontes mais antigas são, certamente, Cícero e Virgílio. No entanto, é o primeiro deles que nos dá uma pista importante quando, ao citar a expressão, a atribui a Quinto Énio.  Por isso, dadas as muitas referências aos Anais de Énio no poema épico de Virgílio, parece provável que ambos os autores a tenham conhecido através da mesma fonte comum. Mas isso não implica que esse tenha sido o seu autor original, sendo possível que a e...

Com papas e bolos se enganam os tolos

  O ditado popular "Com papas e bolos se enganam os tolos" pretende alertar as pessoas que, muitas vezes, nos dão alguma coisa que que nós gostamos, apenas para nos desviar a nossa atenção de algo mais grave. São-nos oferecidos bolos (ou papa), algo doce e bom, apenas para evitar que nos revoltemos contra alguam injustiça, por exemplo. Os "tolos" são todos aqueles os que se deixam enganar por este esquema. A expressão é utilizada frequentemente para descrever atos de aparente generosidade de um governo ou outro qualquer poder. Pão e circo, diziam os romanos A expressão "papas e bolos" tem um significado muito semelhante à muita antiga expressão latina Panem et circenses , ou seja, Pão e Circo . “Pão e circo” era a divisa dos romanos para entreter e garantir o apoio dos “clientes”. Nos dias de hoje, há também quem não descure o engenho e arte para agradar a todos, mesmo quando os mesmos ficam claramente a perder. A expressão "pão e circo" signific...

Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha

"Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha" é um provérbio português muito antigo. Já se encontrava na edição de 1841 de  Adagios, proverbios, rifãos, e anexins da lingua portugueza. Significado da expressão "Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha" Utiliza-se esta expressão, quando queremos chamar a atenção para alguém que está sempre a interromper a pessoa que está a falar. Permitir que os outros expressem a sua opinião, além de demonstrar cortesia, faz com que seja mais provável encontrar uma solução melhor para determinado problema.