O ditado popular "Com papas e bolos se enganam os tolos" pretende alertar as pessoas que, muitas vezes, nos dão alguma coisa que que nós gostamos, apenas para nos desviar a nossa atenção de algo mais grave.
São-nos oferecidos bolos (ou papa), algo doce e bom, apenas para evitar que nos revoltemos contra alguam injustiça, por exemplo.
Os "tolos" são todos aqueles os que se deixam enganar por este esquema.
A expressão é utilizada frequentemente para descrever atos de aparente generosidade de um governo ou outro qualquer poder.
Pão e circo, diziam os romanos
A expressão "papas e bolos" tem um significado muito semelhante à muita antiga expressão latina Panem et circenses, ou seja, Pão e Circo.
“Pão e circo” era a divisa dos romanos para entreter e garantir o apoio dos “clientes”. Nos dias de hoje, há também quem não descure o engenho e arte para agradar a todos, mesmo quando os mesmos ficam claramente a perder.
A expressão "pão e circo" significava, para os romanos, distrair a população com alimentos e diversão, de forma a não se aperceberem de todos os problemas sérios que o império enfrentava. Evitavam assim revoluções e mantinham o povo sereno e pacífico.
Existe uma outra frase marcante que chegou dos romanos até nós: "a sorte protege os audazes".
Comentários
Enviar um comentário